segunda-feira, 13 de agosto de 2012

China antiga



A Civilização Chinesa

Ás margens do Rio Huang Ho nasceu uma das civilizações mais antigas do mundo, a Civilização Chinesa.

Acreditasse que por volta de 5000 a.C. a China Antiga era habitada por povos bastantes evoluídos. Os primitivos chineses praticavam a agricultura e domesticavam carneiros, porcos, bois e cachorros.Civilização ChinesaAs águas do Rio Huang Ho, o Rio Amarelo foi essencial para o desenvolvimento da Civilização Chinesa. A arte também era bastante evoluída chegando ao seu apogeu no período da Cultura Long Shan (2500a.C -1900a.C).

Em meados de 1500 a.C. foi criado o Império do Centro, governado pelo Filho do Céu, representante de Deus na terra e que exercia a função de chefe político e religioso.

Com a criação da unidade política surge também as primeiras Cidades Palácios, comunidades rodeadas por muralhas. A sociedade era dividida em dois grupos extremos que são:

Nobres - Grupo de pessoas que descendiam de um grande Clã Ancestral. Eram grandes proprietarios de terras.

Camponeses - pessoas que viviam no campo, responsáveis pelo cultivo das terras agrícolas. Eram os camponeses que sustentavam o luxo da nobreza.

A agricultura foi a principal atividade econômica da China Antiga. Com o crescimento da Civilização Chinesa, a sociedade passou a ser dividida em 4 grupos distintos.

1. Imperadores, Nobres e Altos Funcionários.
2. Artesãos, Mercadores e Letrados.
3. Camponeses
4. Escravos

Com o passar dos séculos o Império Central foi enfraquecendo-se. Na Dinastia Xia o território chinês foi dividido em 9 províncias. Com a autonomia política adquirida, as províncias chinesas passaram a disputar o poder central. Por volta de 1760 a.C. a província Shang governada por Chengtang conseguiu submeter as outras províncias chinesas sob o seu domínio.

Em meados do século XII a.C., os Chou vindos da região do Rio Wei invadiram e conquistaram o território chinês controlado pela Dinastia Shang. A Dinastia Chou foi a que mais durou no poder chinês, governando até o século III a.C. Neste periodo foi introduzido na China a metalurgia do ferro.

Dinastia Chou entraria em colapso após inúmeras guerras movidas pela cobiça do poder Chinês entre os membros da família real chinesa, fato que fez com que o território se fragmentasse.

Em 221 a.C. Quin Che Huang Ti conquista os reinos vizinhos e tornasse o Primeiro Imperador da China Unificada. Para melhor proteger o Império Chinês das invasões estrangeiras , Quin inicia a construção das famosas Muralhas da China. A Dinastia Quin chegaria ao fim com a morte de Che Huang Di.

Após a morte de Che Huang Ti, a Dinastia Han assume o poder chinês. Esta dinastia aumentou o domínio chinês a estender suas influencias sobre as regiões da Coreia, Mongólia e Vietnã. O mandarim passou a ser a língua oficial do império.

Devido ao comércio com o Ocidente dominado pela Civilização Romana (Rota da Seda), surgiu na China uma nobreza interessada pela arte. Influenciados pelas obras dos filósofos Confúcio e Lao Tsé, os imperadores da Dinastia Han tentaram governar a China com sabedoria.

A Dinastia Han chegaria ao fim em 220 d.C, o Império Chinês seria sacudido pelos invasores mongóis somando a isso a as disputas internas que fizeram com que a China ficasse dividida em três reinos.

As outras Dinastias surgidas na China foram: Dinastia Jin, Dinastia Sui, Dinastia Tang, Dinastia Yuan, Dinastia Ming entre outras.


Conheça  também:

10 invenções chinesas
Muralha da China  
A arte de guerra  
Yin e Yang 

Nenhum comentário:

Postar um comentário