terça-feira, 26 de março de 2013

Década de 20


"Anos felizes" foi como ficou conhecido os anos de 1920, tudo isso começa quando a produção da indústria norte-americana cresceu muito, mais exatamente a indústria norte-americana cresceu 64%.

  A confiança nessa prosperidade foi o que levou os norte-americanos a consumir cada vez mais e mais o ideal de cada família naquela época era possuir o que tivesse de mais novo e mais moderno nas áreas de automóveis e eletrodomésticos; Isso recebeu o nome de "estilo de vida americano (Em inglês: the american way of life).

   Toda essa prosperidade não durou muito tempo, pois essa prosperidade dos anos 20 veio acompanhada de uma febre de investimentos na bolsa de valores. Vou simplificar para vocês entenderem melhor. Várias pessoas compravam ações e algumas semanas ou meses depois às vendiam por um valor bem maior do que havia comprado. ou seja quem aplicou 100 dólares em março de 1928 em ações da General Eletric, já em setembro do ano seguinte já vendia por 300 dólares.
   Com essas altas constantes, no fim dos anos 20, o preço das ações já não correspondia à situação real das empresas. Em 24 de outubro de 1929, uma quinta-feira, os preços das ações começaram a despencar, o que levou ao CRASH (quebra) da bolsa de valores de Nova York na semana seguinte. Iniciava-se assim a grande depressão (1929-1933).     


  RAZÕES DA GRANDE DEPRESSÃO:

    A) A concentração de riquezas nas mãos de poucos. Em 1929, as 1349 maiores empresas dos EUA possuíam juntas uma renda de 7 bilhões de dólares, enquanto a renda de todas as outras mal chegavam a 1700 milhões de dólares.

    B) O descompasso entre o crescimento dos salários e o aumento dos lucros. Assim, os ricos foram ficando cada vez mais ricos, e os números de pobres aumentou, o que limitava bastante a capacidade de consumo.

    C) A concorrência que a Europa passou a fazer aos EUA no mercado internacional. A partir de 1925, os países europeus começaram a se recuperar e voltaram a produzir o que antes importavam dos EUA.

    D) A crise agrícola: a prosperidade dos anos 1920 estava ligada à indústria ,e não à agricultura, que esteve em crise durante toda a década.Com a mecanização e eletrificação ocorridas no campo, produzia-se muito acima da capacidade de consumo. Assim, os preços dos produtos agrícolas mantinham-se baixos, e os agricultores eram obrigados a pedir dinheiro aos bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário